O Observatório Social da Petrobrás é uma organização da sociedade civil que tem o objetivo de estudar e divulgar os impactos que a privatização da Petrobrás tem gerado para o povo brasileiro.

O preço dos combustíveis nunca foi tão caro
e você já deve ter ouvido muitas justificativas pra isso. Mas o interesse de poderosos políticos e empresários impede que você saiba o real motivo desse aumento. Saiba a verdade aqui!


Muitos pensam que o culpado pelo aumento dos combustíveis é o alto imposto. Entretanto, a média nacional do ICMS é a mesma desde 2014: 27,6%. O que mudou de 2014 pra cá foi a política de preços da Petrobrás.


O crescimento do dólar influencia, mas não explica sozinho o encarecimento dos combustíveis. A resposta está no Preço de Paridade de Importação (PPI).

SEGUNDO O SITE DA PETROBRÁS:
“Como base a Paridade do Preço de Importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo”
Site da Petrobras | http://www.petrobras.com.br
Em resumo, é a política de preços adotada pelo Petrobrás em 2016, no governo Temer, quando Pedro Parente estava no comando da empresa, e mantida por Bolsonaro e pelo atual presidente da Petrobrás, Caio Mário Paes de Andrade.





A Petrobrás produz em território brasileiro cerca de 80% dos combustíveis consumidos no país, mas nós pagamos como se eles fossem importados. Pagamos em dólar e até uma tarifa portuária e de transporte que não existe. Isso tudo mesmo com as refinarias operando em torno de 30% abaixo de sua capacidade de produção e com várias obras de refinarias paradas.





